sábado, 20 de março de 2010

Navegar no ciberespaço - Santaella

Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo - Lúcia Santaella


Através de uma cronologia acerca dos perfis dos leitores considerando desde os tempos remotos da divulgação da informação até a contemporaneidade, Santaella afirma que há três tipos de leitores cronológicos.

O leitor contemplativo, mediativo é aquele que nasce junto com os papiros. A constituição do livro se dava através de uma composição arcaica, a qual se difundia através de cópias manuscritas, logo num ritmo bastante lento e limitado. O leitor que antes lia em voz alta, após as instituições das bibliotecas na Idade Média, passou a uma leitura silenciosa, o que consequentemente o possibilitou a repensar e subsidiar as teorias desfrutadas com outras páginas lidas. A invenção de Gutemberg possibilitou a multiplicação dos apetrechos literários, o que acabou difundindo a leitura, principalmente a partir do séc. XIX. Já numa época importante da industrialização gráfica, esse primeiro tipo de leitor se vê imerso não só nas leituras possíveis através da tiplogia gráfica, mas no seu âmago, pode atribuir vários sentidos às pinturas, gravuras, mapas, partituras, etc.

O leitor movente, fragmentado já é aquele situado no século XX. A revolução industrial emergiu padrões sociais acelerados. A invenção da fotografia, do cinema, a instituição da impressa disseminaram fronteiras e fizeram circular numa forma mais democrática imagens e notícias do mundo. Um boom visual eclodiu nas ruas. Placas, outdoors, gravuras, dentre outras iconografias mapeam os olhares desses leitores que se veem obrigados a entenderam os muitos signos que os permeam.

O leitor imersivo é o da era digital. Em pleno séc. XXI um campo multifórmico se instala. Sons, imagens, textos, virtualidades se misturam num caldeirão de opções. A leitura mesmo sendo horizontal e virtual se abre a múltiplas opções que linkadas te levam a novas percepções. O atual leitor se vê num labirinto de textos subjetivos, num calendoscópio tridimensional.

Como a própria autora aponta é fato que há uma lacuna nos estudos sobre como o leitor atual se comporta diante das telas da hipermídia, mas se torna urgente fomentar essa discussão para que se saiba utilizar conscientemente as maravilhas digitais.

Pense nisso!


Texto produzido por Cris Matos
Imagem: www.xconomy.com

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