sábado, 20 de março de 2010

Texto teatral - Sem querer, me rendi..

Título: Sem querer, me rendi...

Texto teatral baseado na temática em discussão : Advento das tecnologias digitais. Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola II

Prólogo: Num escritório improvisado na casa de Ana - uma dona de casa de 59 anos- há um computador. Suas filhas o utilizam com várias finalidades: trabalho, estudo, entretenimento, mas Ana - uma autêntica admiradora dos sermões de padre e leitora da Bíblia- acha que a telinha virtual 'rouba as almas', já que suas filhas ficam tão condicionadas ao pc e, ela, não sente a mínima curiosidade de mexer em um computador. Mas, numa tarde de terça-feira ao varrer o chão esbarra com a vassoura no estabilizador e uma luz furta-cor enche seus olhos.
Ana: Nossa, o que está acontecendo? Que imagem bonita aparecendo! Nossa, Ralf (olhando para o cachorro da família) tem um monte de figuras pequenas pipocando na tela... E esse som? Foi daqui? Isso é estranho...
(Senta na cadeira em frente e puxa o teclado)
Ana: Ralf, é aqui que a Alice faz aparecer letras na tela? Só pode ser, né...Tem um monte de letrinhas aqui. Será que se eu apertar acontece algo? (Aperta, mas nada acontece)
Te falei Ralf, isso tem vontade própria ....Já escutei a Nina dizendo isso. Isso tem vontade própria e eu a mínima vontade de aprender isso. Nunca vou precisar mesmo.
(Logo depois, chega sua filha Alice da escola)
Alice: Mãe! A senhora no computador? Quem ligou?
Ana: Fui eu, filha. Liguei sem querer. No início, fiquei curiosa, apertei aqui até uma letrinha, mas nada aconteceu..Bobagem minha né! Não tem nada aí para mum também!
( A cena paraliza e entra um coro - 4 pessoas cantam - estilo hip hop)
"PC tem tudo a ver!
Você se deslumbra...
Se informa e se...
impolga!
Se aprender...
não irá se arrepender!"
(O coro sai e volta a cena)
Alice: Qu isso mãe! Tem conteúdos para todas as idades. A Dona Márcia do escritório falou que tem até e-mail. Vamos criar um para a senhora..Te ensino a digitar..Quem sabe até um blog..um facebook!
Ana: Que isso minha filha..que imail o quê...blogue..feicibuque...Fiz book de fotos quando tinha 30 anos...Agora não dá!
Alice: Não é isso mãe (risos)! Mas senta de novo aqui. Pega no mouse..Vou te ensinar a acessar o site do Padre Fábio de Melo..te ensino a abrir o Word e digitar..mais para a frente a gente cria o e-mail ....
Ana: Olha, tem como ver o Padre Fábio por aqui? Nossa...isso é interessante!
Alice: Sim. Clica aqui, tem esse símbolo azul. Pegue direito no mouse...Mãe não precisa de tanta força...Agora clica nessa barra e digita através do teclado : Padre Fábio de Melo.
Para isso, solte o mouse mãe. A senhora só tem duas mãos...
(enquanto a mãe digita..) Alice: Isso..Tá devagar, mas depois a senhora treina a digitação no word. Agora clica no enter, que é essa tecla aqui. Isso! Nossa mãe..que força.
Ana: E agora filha, quero ver meu padre..Aí, meu dedo tá doendo!
Alice: Olha, esse é o site oficial dele..Vamos lá..clica de novo...não precisa de força!
(Ana olha para a tela e aparece fotos, a música do Padre Fábio inicia, letras piscantes)
Ana: Filha, isso é de outro mundo! Até o padre está ..como você diz?
Alice: conectado!
Ana: Nossa até meu padre... Tem como eu ler sobre a vida dele?
Alice: Sim..veja aqui...
Ana: Nossa filha, toma a vassoura...termina de varrer..Vou depois querer ver se tem algo sobre o Reginaldo Manzotti... você me ajuda? Tem como eu mandar um recadinho para ele?
Alice: Calma mãe..Tem sim...Vou te ensinando aos poucos. Mas, nada de ficar aí a tarde inteira. Tenho atividades para fazer!
Ana: Vou pensar no seu caso! Ah...Faça um lanche para mim e traga aqui, tá bom?
( A cena paraliza e entra o coro novamente - 4 pessoas - estilo: marchinha de carnaval)
"Viu! Como se faz...
A internet pode ajudar
É só saber dosar,
tem coisas de montão
foto, sons e informação!"

FIM!
Texto teatral criado por Cris Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário