terça-feira, 16 de março de 2010

Música: computadores fazem arte - Nação Zumbi



Computadores Fazem Arte
Nação Zumbi



Composição: Chico Science


Computadores fazem arte

Artistas fazem dinheiro.

Computadores fazem arte

Artistas fazem dinheiro.

Computadores avançam

Artistas pegam carona.

Cientistas criam robôs

Artistas levam a fama.



Ao som do manguebeat, o incrível Chico Science mistura ritmos regionais nordestinos com ritmos metropolitanos como o rock e hip hop. Resultando disso, é um estilo único e inovador onde letras irreverentes e ao mesmo tempo críticas completam a magnitude da banda Nação Zumbi.

Seguindo a linha do solidificado cenário de bandas alternativas, Nação Zumbi traz como característica fundamental a diversidade da cultura pernambucana e, a mistura de ritmos e instrumentos garantem a autenticidade que falta a muitas bandas da mídia brasileira.

Antenados com os temas em discussão, a música "Computadores fazem arte" nos remete a tão discutida arte digital. Alguns artistas, sabendo que a arte hoje está distante da representação objetiva e intenta dispertar mais o conceito se aventuram nesse campo multifórmico. A mistura de sons, imagens, ideias a tramas virtuais garantem a interatividade com o 'interator' que pensa, repensa e tenta conceituar a arte contemporânea.

Sabemos que a arte é conceituada como "representação", "expressão" e, nada mais natural que o artista parta para esse campo tão discutido e aproxime as temáticas em voga com o público que urgentemente precisa repensar sua posição diante da tecnologia, da robótica.

Uma pergunta me é sucitada a partir dessas observações: qual é o limite da tecnologia? qual é o limite da arte contemporânea? qual é o limite desses temas para você?



Texto produzido por Cris Matos

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat
Imagem: Kazuhiko Nakamura

4 comentários:

  1. Oi Cris,
    Primeiro parabéns pelo blog! Depois pela produção...pensava em seu questionamento final sobre "limites"...em tempo de revolução tecnológica e globalização, o termo deve ser pensado muito bem... quando tratamos de entrar na rede temos que ter...limite e respeito pelo leitor(neste caso do seu blog, por exemplo), respeito pela autoria de outros documentos disponíveis na rede...limites...temos que ter...mas, quando falamos no limite da arte, deixe a criatividade falar...
    Sucesso!
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Márcia! Fico feliz que meu questionamento tenha sucitado alguma percepção. Estou adorando me aventurar por aqui, mas repensando os limites da arte e da tecnologia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Cris parabéns pela criação de seu blog.Você é uma pessoa especial,criativa e dinâmica.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cris,
    realmente seu blog me chamou a atenção!
    bjos

    ResponderExcluir